Um pouco da nossa história
Tipografia Aníbal é a designação comercial da Firma Aníbal Sousa Rocha, Herdeiros, Lda., que resulta da atividade de uma empresa de artes gráficas centenária fundada em 1899 por Aníbal Sousa Rocha (avô dos atuais proprietários) na ilha de São Miguel, nos Açores.
A atividade iniciou-se com pequenas máquinas de impressão manual e de pedal, com composição manual, na Rua do Mercado, em Ponta Delgada, tendo sucessivamente transferido as instalações para a Rua de S. João, Ladeira das Águas Quentes, Rua do Valverde e, por fim, para a Rua Margarida de Chaves onde se situa atualmente.
Em 1983, é constituída como sociedade por quotas pelos primeiros herdeiros, os irmãos Maria da Conceição Sousa Rocha Amaral e Armando Reis Sousa Rocha.
Ainda antes da alteração da natureza jurídica, a partir da década de 50 do século passado, inicia-se o processo de modernização com a aquisição de máquinas de impressão automáticas de maior produtividade. Refira-se a propósito que a primeira Minerva automática (1953) e a primeira cilíndrica plana (1973), ambas da marca Heidelberg a operar nos Açores, foram as da Tipografia Aníbal, fazendo desta gráfica pioneira na utilização destas novas tecnologias de então.
Em 1999 substitui-se a composição manual pela computorizada, o que veio a permitir a utilização da tecnologia offset com a aquisição de máquinas de impressão a 1 e 2 cores. Na altura, as chapas eram feitas pelo processo de câmara fotográfica e aparelho de revelação, sendo esta tecnologia substituída pela tecnologia CTP (computer-to-plate) em 2009, também de forma pioneira na altura.
Desde então têm-se sucedido diversos investimentos em modernização nomeadamente ao nível da pré-impressão, impressão digital e acabamentos.
O nosso maior ativo
..são os nossos colaboradores que para nós são como uma segunda família que temos a honra e o privilégio de ter connosco. Sem eles não seriamos a referência que somos no mercado das artes gráficas pois todos, sem exceção, vestem a camisola e zelam pela empresa como se fosse sua, até porque eles são, efectivamente, parte integrante desta.
Os melhores indicadores que temos para atestar tudo isto são a satisfação e o feedback dos nossos clientes que nos provam que, sem o empenho e dedicação dos nossos colaboradores (alguns dos quais connosco há várias décadas) não seríamos a Tipografia Aníbal mas apenas mais uma gráfica entre muitas outras. É isto que nos faz ter a inabalável convicção que o nosso maior ativo é, inquestionavelmente, o conjunto dos nossos colaboradores.
Idoneidade e Credibilidade
…que derivam da competência e experiência acumulada adquiridas ao longo de mais de 122 anos de existência. Acreditamos que não seria, de todo, possível estar todos estes anos em atividade contínua sem a integridade e os padrões de qualidade que temos e a relação que firmamos com todos os nossos clientes, fornecedores e parceiros. Tudo isto nos confere credibilidade em resultado da nossa forma de ser, estar e trabalhar.
Evoluir sem comprometer a nossa identidade
De forma a continuarmos a dar resposta às necessidades dos nossos clientes e à natural evolução dos tempos, investimos na modernização dos nossos processos e do nosso parque de máquinas, nomeadamente ao nível dos serviços, pré-impressão, impressão digital e acabamentos. Este salto qualitativo alavancou a nossa capacidade de resposta, a qualidade dos produtos e serviços que ofertamos e, consequentemente, a credibilidade e a confiança que os nossos clientes depositam em nós.
A nossa preocupação em evoluir levou-nos também a atualizar a nossa imagem corporativa. Neste sentido submetemos a nossa identidade visual a um processo de atualização gradual que se materializou numa logomarca mais contemporânea e intemporal.
Não obstante os esforços de atualização que encetamos, fizemo-lo sem comprometer a nossa identidade pois é esta que nos define, diferencia e nos mantém fiéis aos princípios definidos pelo nosso fundador em 1899, os quais fazemos questão de honrar e perpetuar.
MISSÃO, VISÃO & VALORES...
…são as linhas orientadoras que nos mantêm focados naquilo que para nós é verdadeiramente importante e parte integrante da nossa identidade.
Digamos que são os princípios basilares que nos norteiam e afirmam o nosso posicionamento perante os nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.